Laserterapia

Tratamento para dores

laserterapia-4A Laserterapia no tratamento para dores, principalmente para dores crônicas, foi comprovado cientificamente pela Universidade de São Paulo - USP, através do Instituto de Física. Descobriu-se que ele bloqueia a troca de sinais elétricos entre os neurônios. Assim, reduz drasticamente a sensação da dor.

Também um estudo feito no Canadá, já havia comprovado que a utilização da Laserterapia tinha grande eficácia no tratamento de dores.

Diz-se que os canadenses sofrem com uma epidemia de dor crônica. A dor é uma grande preocupação para os idosos, muitos dos quais já estão lidando com problemas de saúde associados à idade, incluindo problemas cognitivos, um declínio na mobilidade e outras condições crônicas. Aproximadamente 27% dos idosos que vivem em casa e 38% dos idosos em instituições de saúde sofrem de alguma forma de dor crônica.  A dor é uma questão que transcende a idade, não só afetando os canadenses mais velhos. Uma pesquisa canadense da saúde da comunidade encontrou que aproximadamente 10% dos canadenses experimentam alguma forma de dor crônica. 

Tipos de Dor

Existem três tipos principais de dor, classificados com base no local de origem:

  • A dor somática é causada quando os receptores na superfície do corpo ou os tecidos músculo-esqueléticos são ativados. A dor geralmente toma a forma de uma dor sem graça e é muitas vezes exacerbada pela atividade
  • A dor neuropática se origina na medula espinhal e nos nervos periféricos como resultado de um mau funcionamento ou lesão e se manifesta como uma sensação de picada, formigamento, queimação ou "agulhas"
  • A dor visceral , a forma mais comum de dor, é causada por danos ou lesões nos órgãos internos. A dor visceral é freqüentemente descrita como compressão profunda, embotada ou difusa, o que dificulta a localização

Dor de todos os três tipos pode ser aguda ou crônica dependendo da duração. Todos nós sofremos dor aguda de vez em quando; A dor torna-se crônica quando ela dura de 3 a 6 meses ou se persiste após uma lesão ter cicatrizado completamente.

A dor crônica é uma condição debilitante que afeta muitos aspectos da vida das pessoas. Como qualquer um que sofreu da condição pode dizer-lhe, muitas vezes impede que os sofredores de realizar suas atividades regulares. Pacientes com dor crônica também foram mais prováveis do que aqueles sem dor para responder negativamente às medidas de bem-estar, incluindo ansiedade e outros transtornos de humor. 

laserterapia-7A medicina moderna nos deu muitas opções farmacêuticas para mascarar os efeitos da dor crônica, bloqueando os sinais para o cérebro. No entanto, como cada tipo de dor utiliza um mecanismo biológico diferente, nenhuma medicação pode ser eficaz para todos os pacientes . Um corpo crescente da pesquisa conduzida sobre os últimos quinze anos mostra que a terapia do laser do baixo nível produz os efeitos anti-inflamatório que contribuem ao relevo da dor. Os mecanismos bio-moduladores abordam todas as três vias celulares conhecidas, o que significa que quando a dosagem está adequadamente ajustada pode mitigar todos os tipos de dor crônica.

Os efeitos bio-estimulantes da terapia com laser também causam um aumento na regeneração de tecidos e cicatrização acelerada. Para saber mais sobre como terapia a laser não-térmica pode ajudar seus pacientes sofrendo de dor crônica, conheça mais sobre está técnica, entrando em contato conosco.